BMS

Deputados De Mg Aprovam Abertura De Capital Da Codemig:

Data: 20/12/2017

Fonte: Portal de notícias G1

O governo de Minas poderá vender até 49% do capital da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), segundo projeto de lei aprovado ontem (19) em 2º turno na Assembleia Legislativa do Estado (ALMG), que autoriza a empresa a se tornar uma sociedade de economia mista. A Codemig tem uma participação de 25% nos lucros da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

Segundo o texto, o governo deverá manter, no mínimo, 51% do capital da empresa. O projeto 4.827/17 diz também que o poder executivo não poderá transferir o controle acionário da Codemig sem aprovação da ALMG.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o projeto tem o objetivo de deixar a empresa preparada em caso de uma eventual oferta para compra de ações.

"A medida objetiva diversificar o capital, com a finalidade de promover maior dinamismo e autonomia à condução dos negócios sociais. Ao mesmo tempo, pretende continuar viabilizando o interesse coletivo, por meio de políticas públicas, em prestígio aos princípios da impessoalidade, da eficiência, da economicidade e da supremacia do bem comum", disse a Codemig.

A proposta vai à sanção do governador. O texto foi apresentado à ALMG pelo próprio Fernando Pimentel (PT).

Codemig

A empresa atua em três eixos estratégicos. O primeiro se refere à mineração, energia e infraestrutura. Ele trata de negócios com minério de ferro, nióbio e terras-raras, além da energia termelétrica e fotovoltaica.

Na última quinta-feira o Notícias de Mineração Brasil (NMB) noticiou o início do projeto de instalação, pela Codemig, da primeira fábrica de ímãs de terras-raras do Brasil, orçado em R$ 145 milhões.

O segundo eixo se refere à indústria criativa. Ela inclui espaços como o Expominas e a Sala Minas Gerais. A administração da Rodoviária de Belo Horizonte também faz parte deste eixo.

O terceiro eixo compreende a indústria de alta tecnologia, como o segmento aeroespacial, biotecnologia, semicondutores e tecnologia da informação.


Últimas Notícias:

Série: Recuperação De áreas Mineradas | Bamin Desenvolve Centro De Conservação Sócio Ambiental

Cbmm Vê Retomada Da Demanda De Nióbio E Projeta Crescer 7% No Ano

Toneladas E Mais Toneladas De Carga Em Viracopos

Mpf Pede Suspensão Imediata Da Atividade Em Bacia De Rejeitos Da Hydro Alunorte

Perda De Market Share Dificulta Reativação De áreas Primárias Da Usiminas

    BRASIL MINING SITE® - Todos os direitos reservados          desenvolvido por: Area Creations